Partilhe

Bookmark and Share

Copywriting

O que é o Copywriting?

Copywriting é a «arte» de escrever e criar conteúdos com o intuito de promover e vender bens, serviços, marcas ou empresas. A importância do Copywriting está em tornar os conteúdos apelativos, o que significa que a forma é tão ou mais importante que o conteúdo. A conversão é o nosso objectivo e pode passar por subscrições, envio de informação ou vendas.

O Copywriting é essencial para aumentar a visibilidade na Internet das empresas, gerando visitas e, consequentemente, mais negócio.

Porque ter Copywriting?

O Conteúdo é Rei!

O Copywriting é essencial para o estabelecimento de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), técnicas que fazem com que os websites obtenham bons posicionamentos na lista de pesquisas por palavras-chave dos motores de busca, nomeadamente do Google.

Imaginando uma oficina, o ideal seria que o nome dessa empresa aparecesse nos resultados da primeira página do Google em pesquisas por «reparação de automóveis», «peças para automóveis», «bate-chapas» e afins.

O SEO é, por isso, de extrema importância para o Marketing Digital, pois gera visibilidade, o que vai, por seu turno, gerar negócio e confiança na marca, aumentando os resultados das empresas.

Em Portugal, fazem-se mais de 30 milhões de pesquisas na Internet todos os dias. Para aparecer na primeira página do Google nessas pesquisas, é preciso ter uma estratégia de Marketing Digital baseada em SEO, com a ajuda do Copywriting.

Vantagens de um bom conteúdo:

  • Qualquer negócio necessita de Copywriting. Hoje, ter presença na Internet é indispensável, por isso, qualquer empresa que queira ter negócio tem de estar na web e ter Copywriting.

  • Se o público-alvo é o cliente final, ou seja, em negócios B2C, o Copywriting, associado ao SEO, é ainda mais importante. Isto porque a maioria dos consumidores selecciona aquilo que vai comprar – produtos ou serviços – através do Google.

  • Ou seja, o Copywriting é para todos os que queiram vender alguma coisa, promover alguma acção ou iniciativa através da web.

Quando utilizar Copywriting?

  • Lançamento de um website: quando se lança um novo site na Internet, os motores
    de pesquisa fazem tábua rasa dessa página. O Copywriting, associado a uma estratégia
    de SEO eficaz, aumenta a visibilidade e a relevância desse site, fazendo com que deixe
    de ser um pequeno ponto na imensa galáxia de sites que existem na Internet.

  • Renovação de um website: sempre que se renova ou refresca a imagem de um
    website, é importante que se recorra ao Copywriting e ao SEO para divulgar essa nova imagem e atrair visitas à «nova» página.

  • Criação de uma empresa: o SEO e o Copywriting devem constar do «business plan»
    de qualquer empresa que se lance no mercado, par a par com o website, o contabilista e
    outros custos fixos indispensáveis.

  • Fusão ou incorporação de empresas: quando ocorrem situações de
    fusões, vendas ou incorporações, que alteram a composição, objecto, negócio e até a
    imagem das empresas, é importante recorrer ao Copywriting para comunicar e divulgar as novidades.

  • Novos produtos, eventos e serviços: sempre que há lugar ao lançamento
    de eventos e de novos produtos ou serviços no mercado, tem de haver obrigatoriamente
    uma nova estratégia de SEO e de Copywriting. Dar a conhecer a novidades na web é essencial para o sucesso de qualquer lançamento.

Quanto custa o Copywriting?

O Copywriting não é, na realidade, um custo, é um investimento. É um facto que há quem apregoe o mesmo, mas no caso do Copywriting, basta fazer contas.

Mais do que determinar o custo do Copywriting, é preciso saber quando custa não ter Copywriting. Senão, vejamos o seguinte exemplo:

«A empresa XPTO vende sapatos e tem uma loja na Internet. Mensalmente, tem cerca de 1.000 visitas e dessas mil tem uma taxa de conversão de 1%, que é transformada em negócio, ou seja, 10 visitas geram negócio.

O Copywriting, associado ao SEO, pode aumentar, em média, a percentagem de visitas online em cerca de 150%, o que significa que a empresa XPTO vai passar a ter 2.500 visitas, e 25 delas vão gerar negócio.»

Isto significa que a empresa XPTO vai aumentar as suas vendas na razão directa das visitas ao seu website, ou seja, em mais de 150 por cento.

Saiba mais sobre Copywriting em:

10 dicas para um copywriting eficaz

Copywriting em 5 etapas

Casos de Sucesso SEO - Made2Web

  • logo faccia
    graf faccia
  • logo labkuxor
    graf labluxor
  • logo cli viver
    graf cli viver
  • logotipo calendula animado
    graf calendula
  • logo hidroreport
    graf hidroreport

Contacte-nos