Partilhe

Bookmark and Share

Optimização de Websites

portfolio clientes

O SEO On-page de um website tem o seu foco no próprio website, mais especificamente no seu código e conteúdo, permitindo que os motores de busca o encontrem e naveguem nele, de maneira intuitiva e sem erros, respeitando todas as orientações e especificações para uma boa experiência do visitante.

Há imensos factores que se poderão considerar quando se trata do Seo On-site, como os enumerados de seguida.

 

Validação da página (W3C) 

O W3C (Consórcio) criou e regulamentou um conjunto de regras que os programadores devem seguir como "boas práticas" para os seus projectos. Assim, o primeiro passo de qualquer trabalho de SEO deverá ser auditar o website no que diz respeito ao seu código, à linguagem de programação. Ultrapassado este passo, o website estará em condições de receber nova auditoria a muitos outros factores mais ligados ao co nteúdo do mesmo.

Meta tags

A grande maioria das pessoas não tem a menor noção do que é uma meta tag, e de como elas são fundamentais para a promoção de um website.

Meta tags são linhas de código HTML, que, entre outras coisas, descrevem o conteúdo de um site aos robôs dos motores de busca quando estes o visitam para o conhecer (indexar). É nelas que se inserem as palavras-chave que ajudarão a dar mais visibilidade a um website, se define o título e descrição de cada página, o seu autor, a sua propriedade, etc.

Este item é muito importante quando se trata de SEO On-page. As meta tags, além de passarem as principais informações de um website para os visitantes, servem para ajudar os motores de busca a melhor entenderem as informações específicas do website.

As meta tags devem ser incluídas no código HTML de cada website dentro da secção <HEAD>.

 

Rich Snippet (dados estruturados)

Existem vários tipos de dados estruturados que o Google interpreta e apresenta nos resultados de busca, sendo eles: Notícias, Pessoas, Produtos, Negócios e Organizações, Receitas, Eventos, Músicas e Vídeos.

Apesar de haver vários tipos de snippets, as duas mais utilizadas são a foto do Autor e a Avaliação em estrelas.

URLs amigáveis

Estes são bastante importantes para o utilizador, pois agregam informação sobre a página no URL. Ou seja, em vez do URL ser constituído por um conjunto de caracteres que para um humano não técnico nada significam, se o URL for constituído por palavras do dicionário fica muito mais simples para o utilizador perceber logo do que a página trata. Para os robôs também é importante, pois podemos trabalhar usando palavras-chave no próprio URL, facilitando a indexação por essa mesma palavra-chave.

Optimização do conteúdo

Num determinado conteúdo estabelecer o que é o título, subtítulo e parágrafos faz toda a diferença de como o conteúdo é visto, tanto para o robô do motor de busca, como para o utilizador (nada mais agradável do que ler uma notícia bem formatada).
Para tal, devem utilizar-se as tags H1 (títulos), H2 (subtítulos, quando existirem) e H3 (parágrafos), assim como evidenciar pontos chaves no conteúdo pelo uso da tag "strong" (bold). O correcto uso de listas também ajudam na visualização e na qualidade, assim como imagens e vídeos são extremamente bem-vindos para enriquecer ainda mais o seu conteúdo.

conteudo optimizacao

Fonte: thumbnails.visually.netdna-cdn.com

Sitemap.xml e Robots.txt

Se o website for desenvolvido com uma boa estrutura, teoricamente, não seria necessário utilizar um sitemap para os robôs. Porém, para garantir que as páginas sejam indexadas correctamente, é importante fazer um sitemap para que quem o consulte fique a saber quais as páginas mais importantes. No caso do robôs, já é o contrário. Às vezes não é necessária a indexação de certas páginas (como uma página de login, por exemplo), então podemos usar o arquivo robôs dizendo ao robô para não indexar essa página.

Conteúdo Duplicado e a tag "Canonical"

Se nada se fizer quando tem inúmeros URL diferentes que acedem à mesma página, o Google olha para estes URLs como páginas diferentes e por isso penaliza fortemente o site por conter conteúdo duplicado!

O canonical link tem o seu funcionamento muito similar ao de um redireccionamento 301, mas é condicional: somente se o motor de busca considerar que a página visitada (A) e o link

visitas

referenciado na tag canonical (B) são relativamente iguais (não têm de ser 100% iguais) é que ela vai trabalhar como um redireccionamento 301, ou seja, transferir os méritos (PageRank, inlinks, etc.) de A (duplicada) para B (versão preferencial).

Esta é a principal diferença do canonical link para o redirecionamento 301 que não deixa ao motor de busca a opção de determinar se o conteúdo é ou não duplicado.
É importante realçar que este elemento não funciona entre domínios diferentes mas funciona entre subdomínios.

Recomenda-se que, numa situação de se utilizar a tag link Canonical, sejam sempre utilizados links absolutos para especificar os URLs.

Velocidade do site

Fonte:youtube

Apesar de não ser actualmente um factor que pese muito na fórmula do Google, foi anunciado pelo rei dos motores de busca que a velocidade dos sites passou a contar, isto porque estão empenhados em fazer da Internet um lugar mais rápido.
É necessário ter a consciência que a optimização on page está directamente ligada a optimização off page e, que o sucesso de uma, depende directamente do sucesso da outra. É um erro bastante comum achar que um projecto iniciado sem os devidos cuidados on page, pode ter sucesso na sua optimização dependendo exclusivamente das estratégias off page.

Pense que o projeto mal estruturado é como uma árvore de raízes fracas, ela pode crescer e dar frutos, mas estará sempre susceptível a ventanias (concorrentes e variações do algoritmo do Google).

Casos de Sucesso SEO - Made2Web

  • logo faccia
    graf faccia
  • logo labkuxor
    graf labluxor
  • logo cli viver
    graf cli viver
  • logotipo calendula animado
    graf calendula
  • logo hidroreport
    graf hidroreport

Contacte-nos