Partilhe

Bookmark and Share

Rich snippets: um bilhete de ida para o topo do Google!

Como conquistar uma posição de destaque na Web?

Escalar até à primeira página do Google. Este é mesmo o principal objectivo dos negócios online que desejam ter sucesso num mundo da Internet cada vez mais competitivo. Apesar de ser um posto ambicionado por milhões e milhões de empresas que apostam numa estratégia de marketing digital, a verdade é que é até bastante simples atingir o topo do Google, que abrange cerca de 87% dos cliques dos utilizadores.

O único segredo é seguir umas regras de SEO (isto é, de Search Engine Optimization ou, em bom português, de optimização de sites). Desta maneira, não só os portais ganham um excelente destaque na Internet, mas também ficam mais atraentes aos olhos de qualquer internauta (até daqueles mais exigentes). De entre tantas ferramentas de SEO, deve-se destacar os rich snippets, que têm como foco o próprio website, nomeadamente o seu conteúdo e código, permitindo que os motores de pesquisa encontrem esse portal e naveguem-no intuitivamente e sem erros.

Os rich snippets asseguram uma maior visibilidade e um aumento na quantidade e na qualidade do tráfego rich

Para quem não saiba, os rich snippets incluem um pequeno resumo de dados estruturados que são interpretados pelo Google e, posteriormente, apresentados nos respectivos resultados de pesquisa.

Apesar de a foto do Autor de textos de copywriting e a Avaliação em estrelas serem os rich snippets mais utilizados, existe uma vasta gama de dados estruturados: desde Notícias a Vídeos, sem esquecer as Músicas, as notificações de Eventos, os Produtos ou Negócios e Organizações.

Sendo assim, os rich snippets contêm estas e outras informações importantes e interessantes de um determinado site, adicionando-se ao título, ao url e à descrição dos resultados de pesquisa. De resto, através dos rich snippets, os potenciais visitantes conseguem entender rapidamente o conteúdo de um certo portal e, dessa maneira, sentem-se mais atraídos para clicar e visitar esse site

Realmente, estes elementos de SEO permitem um aumento na quantidade de internautas que acaba por conhecer um negócio através de um portal. Por outro lado, para além de crescer, o tráfego também se torna mais qualificado: afinal de contas, os utilizadores que visitam o site são mais direccionados – ou seja, já sabem o que devem esperar de um portal ao clicar na respectiva hiperligação. Os rich snippets possibilitam igualmente um acesso mais imediato e rápido à informação que se tenta procurar.  

A lembrar que há outras boas práticas em marketing digital que contribuem para que um determinado portal seja extremamente apelativo para cada um dos internautas. Vejamos o caso das meta tags, umas linhas de código HTML que, por exemplo, descrevem o conteúdo de um site aos motores de busca, quando estes o pretendem conhecer e indexá-lo.

Não se esqueça: só com rich snippets e com meta tags é que um site pode alcançar uma maior visibilidade e conquistar cada vez mais internautas.

Casos de Sucesso SEO - Made2Web

  • logo faccia
    graf faccia
  • logo labkuxor
    graf labluxor
  • logo cli viver
    graf cli viver
  • logotipo calendula animado
    graf calendula
  • logo hidroreport
    graf hidroreport

Contacte-nos